Vida Sustentável

Redução do consumo é incentivada por família e amigos

Falta de informação transofrma família e amigos nos maiores incentivadores da redução do consumo energético.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Accenture, em 17 países, mostrou que a pressão social é o fato que mais influencia a adoção de atitudes mais conscientes. De acordo com os dados divulgados pela pesquisa, 82% das 9.108 pessoas que foram entrevistadas, disseram que a família e os amigos são os incentivadores para a redução no consumo, principalmente de água e luz.

Há quinze anos, existe no Brasil o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que é um selo colocado nos produtos que gastam menos energia que os seus similares. Essa é uma das garantias que o consumidor tem, de que está comprando algo que não trará mais prejuízos futuros. Porém, somente 31% da população brasileira sabe da  existência desse selo.

A pesquisa mostrou, que a maioria das pessoas está disposta a mudar alguns hábitos, mas muitas delas não sabe como fazer isso. Algumas empresas de fornecimento de luz e energia possuem programas de incentivo, porém são pouco conhecidos, em outras, eles nem existem. Essa é uma grande falha, já que os consumidores estariam dispostos a participar de programas de redução se isso afetasse o orçamento no final do mês.  

Existem programas, selos e outros sistemas que possibilitam o controle e diminuição de consumo, mas a falta de informação oferecida à população impede que muitas coisas sejam colocadas em prática. Por isso, que os maiores influenciadores para a redução do consumo continuam sendo a própria família ou um colega de emprego. Com informações do Portal Exame.