Desenvolvimento

Pote cerâmico utiliza técnica egípcia para irrigar plantas por até 1 mês

Escrito por Escobar Dog

Muitas pessoas adoram plantas, porém, sentem grande dificuldade em cultivá-las, principalmente, se passam muito tempo fora de casa. Pensando nisso, Rami Halim, da startup egípcia Clayola, desenvolveu um produto que utiliza um método egípcio antigo, que usa apenas a gravidade e a cerâmica para manter as plantas irrigadas.

Os potes cerâmicos ficam parcialmente enterrados, próximos às plantas e conectados por tubos ligados a uma fonte de água, em local mais elevado. Uma bomba de aquário pequena recebe o fluxo de água e, em seguida, todo o trabalho fica por conta da gravidade.

O vaso de barro poroso age como uma esponja que liberta lentamente uma pequena quantidade de água no solo, apenas quando ele necessita de água. “À medida que a água evapora das folhas de uma planta, ela retira a água do solo e, à medida que o solo seca, a água é extraída da Clayola para o solo”, disse Rami. “Com efeito, a planta retira apenas a água que precisa de cada vaso de barro.” Segundo a startup, o sistema do Crayola é 80% mais eficiente do que a irrigação convencional.

Você pode conectar um pote ao outro como você quiser, mas é preciso verificar se seu reservatório de água conseguirá abastece-los. Seis a oito plantas conectadas a um galão de água de 20 litros irão durar por até 1 mês.

Os Clayolas são ideais para viajantes ou para aqueles que tendem a matar as plantas de sede ou até mesmo a afogá-las com tanta água.

clayola-egypt-water-plants-1-889x565

Medindo apenas 7 x 18 centímetros, o Crayola tem uma forma cônica que atende a várias funções. Não só maximizar a superfície de rega na parte superior, mas para também ficar mais fácil de enterrá-la no solo. Os topos coloridos evitam a evaporação e realçam a estética divertida do projeto.

A empresa ainda trabalha com artesãos qualificados no Cairo para fazer seus produtos, de acordo com Rami.

clayola-egypt-water-plants-6-889x594

Um conjunto com seis potes cerâmicos custa cerca de R$ 85,00, mais o frete. Para obter mais informações, consulte a página do Clayola no Facebook.

(351)

Sobre o Autor

Escobar Dog