Negócios

Habilidades para ser um empreendedor

Escrito por Vinnícius Lopes

[ad_1]

Share Button

Por Dario Kosugi – Administrador e Professor na Escola Conquer

Empreendedor. Essa é uma palavra que vem conquistando cada vez mais pessoas.

Mas afinal, o que é empreender e o que faz o empreendedor?

Empreender é tirar as ideias do papel. É realizar. É executar. É sair do mundo das ideias e ir para a ação. É parar de sonhar e começar a trabalhar para que o sonho vire realidade, seja ele qual for.

Tem o sonho de viajar o mundo? Realizar esse sonho é um empreendimento. Quer morar sozinho? Tirar isso do papel é um empreendimento. Deseja ter o próprio negócio? Abrir de fato uma empresa será um empreendimento. Empreender é realizar.

Empreendedor, portanto, é alguém que executa as ações necessárias para realizar seus objetivos. É alguém que faz acontecer.

Porém, empreender não é nada fácil, especialmente se o empreendimento desejado é o de ter o próprio negócio. Não é fácil mas também não é impossível. Para tirar esse sonho do papel, é necessário que o empreendedor possua algumas habilidades essenciais para que o negócio possa dar certo.

Confira quais são:

Visão

A primeira característica que todo empreendedor deve ter é Visão, ou seja, a capacidade de enxergar de forma clara aquilo que ainda não existe aos olhos dos demais. Da mesma forma que artistas precisam conseguir ver o mundo de uma forma diferente para criar suas obras, empreendedores precisam ser capazes de identificar uma solução inovadora, um caminho diferente, melhor ou um nicho de mercado ainda inexplorado para abrirem seus próprios negócios.

Uma das formas de se desenvolver a Visão é desenvolvendo a Criatividade – que não é um dom, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida. Não à toa, cada vez mais grandes empresas têm buscado metodologias do universo criativo, como o design thinking, para gerar novas soluções, serviços e produtos inovadores.

Coragem

A segunda habilidade fundamental para qualquer empreendedor é a coragem. Tirar uma ideia do papel, seja ela qual for, é um processo que traz uma série de riscos e incertezas.

Talvez você precise abrir mão da segurança do seu atual emprego para dedicar-se integralmente ao seu novo negócio; talvez precise se mudar para uma cidade onde ainda não conheça ninguém. Independente da situação, empreender significa estar aberto a riscos – a estar fora da sua zona de conforto – e empreendedores devem não apenas saber lidar, mas ter gosto pelo frio na barriga que cada risco traz.

Sem a coragem de executar, ideias não se tornam empreendimentos. Elas continuando sendo simplesmente ideias.

Uma das formas de se desenvolver coragem é através do desenvolvimento da inteligência emocional.

Alta Performance

Você tem a Visão e a Coragem de colocá-la em prática, ótimo! Agora é hora da execução. E é aí que entra a Alta Performance.

Alta Performance é, basicamente, fazer mais com menos. É, nas 24 horas do dia, render mais, ter mais produtividade. Para isso, é necessário saber gerir bem o tempo, organizar projetos e tarefas, definir prazos, ter responsabilidade com compromissos e, principalmente, executar. Enquanto a Visão e a Coragem serão as grandes responsáveis pelos momentos iniciais do seu empreendimento, é a Alta Performance que garantirá a qualidade consistente do desenvolvimento das suas ideias.

Pode parecer muito, mas, como dito acima, não é impossível. A boa notícia é que as três habilidades podem ser desenvolvidas ao longo do tempo – ou então complementadas, através de parcerias e sociedades.

 

Sobre a Escola Conquer: Desenvolvida no Vale do Silício, a Conquer ensina habilidades que as instituições tradicionais não ensinam, mas que são fundamentais para todos que querem performar em alto nível e chegar mais longe. www.EscolaConquer.com.br

 

Share Button

[ad_2]

Sobre o Autor

Vinnícius Lopes