PET

Existem guloseimas sem glúten para os cães?

Escrito por Escobar Dog

Os cães padecem de muitas doenças similares às nossas. Por exemplo, a doença celíaca. Sim, isso mesmo, os cães podem ser intolerantes ao glúten. Mas hoje em dia já existem diversos alimentos livres dessa substância, e que eles podem comer à vontade. No entanto, muitos alimentos, como as guloseimas, por exemplo, oferecem riscos.

Essa anomalia nos cães ainda é algo novo, por isso não será fácil, pelo menos nos primeiros meses, encontrar tudo que precisamos sem glúten para nosso animal de estimação. Isso não pode nos impedir de dar um mimo para o cão, com uma guloseima. O problema está no fato de quase todas elas levarem milho ou trigo, o que causa o danos em um animal celíaco.

Vejamos primeiro como os cães vivem com a doença celíaca.

O efeito do glúten em cães celíacos

Muitos donos nem sequer se dão conta de que seu cão é celíaco. Acontece que esta é uma doença desconhecida no universo canino. No entanto, é uma realidade. Assim, aqueles que têm algum animal de estimação devem estar muito atentos aos sintomas que seu peludo pode apresentar devido a isso.

 O glúten é uma proteína presente em muitos grãos, como o trigo, o milho, a aveia, a cevada e o centeio. Muitos alimentos são feitos com farinhas desses cereais. Por isso, as opções ficam muito limitadas.

Muitas pessoas têm um organismo intolerante a essa proteína. E hoje em dia também existem muitos cães que a possuem. Para nossa sorte, rapidamente foram lançadas rações sem glúten. Mas parece que ainda estão trabalhando nas guloseimas, ou pode ser que muitas fábricas tenham esquecido.

Sintomas causados pelo glúten

Os sintomas que um cão intolerante ao glúten pode apresentar são os seguintes:

  • Vômitos e diarreias. A principal irritação causada pelo glúten surge no intestino, por isso, ela causará vômitos e diarreia no animal. Isso não quer dizer que um cão que tenha diarreia ou que vomite algumas vezes tenha que ser intolerante ao glúten. Mas se acontece de forma repetida, é possível que essa seja a razão. Levá-lo ao veterinário é a melhor opção.
  • Coceira.  Se você observar que seu cão coça demais a pele ou o ânus, é possível que tenha alergia ao glúten, já que ele causa irritação na pele.
  • Dificuldade para respirar. Essa alergia também pode causar irritações nas fossas nasais e na garganta, dificultando a respiração e causando inflamação, espirros e coceira.
  • Convulsões. Esse é um alerta de alergia grave, então, se perceber que isso está acontecendo com seu cão, não hesite em levá-lo ao veterinário urgentemente.

Quais guloseimas posso dar a um cão com alergia a glúten?

Como falamos antes, no mercado há centenas de alimentos sem glúten para cães, embora pareça que não há tantas opções assim para escolher com as guloseimas. No entanto, existem marcas específicas que se dedicaram completamente a isso e você pode até mesmo conseguir pacotes a um preço razoável pela internet.

No entanto, se no lugar onde mora essa é uma tarefa difícil pra você, sempre pode fazer suas próprias guloseimas sem glúten para seu cão. Confira esta receita simples:

  • Uma xícara e meia de arroz
  • 1 batata ralada
  • Uma cenoura ralada
  • 1 talo de salsão picado
  • 250g de carne moída
  • 4 ovos
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • 3/4 de xícara de quinoa

Só precisa cozinhar o arroz com a batata, ralá-la e misturar com o resto dos ingredientes. Borrifar um pouco de azeite de oliva e colocar no forno por 45 minutos a 174 °C.

Quando esfriar, podemos fazer bolinhas do tamanho que desejarmos e guardar algumas na geladeira, congelando o restante para usar depois. Seu cachorro vai adorar!


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog