PET

Como estimular a inteligência de seu cão

Escrito por Escobar Dog

Existem diversos jogos e brinquedos que você pode usar para estimular a inteligência do seu cão, sempre exercitando a mente do animal.

Aumentar a inteligência do seu cão é uma necessidade

jogos para cães

Se o seu animal vive preso em um apartamento ou espaço reduzido e se transforma em uma espécie de cão de varanda, pode ser que ele não seja tão feliz.

Cães que permanecem presos dentro de casa por mais de oito horas e com acesso a apenas um quintal ou uma varanda com vista para a rua desenvolvem carências importantes.

A falta de um local adequado e amplo para que o cão possa brincar, divertir-se e explorar pode causar diversos problemas, como hiperatividade e mau comportamento. 

O seu cachorro precisa interagir com outros cães além dos encontros esporádicos em parques e, quase sempre, preso pela coleira.

Jogos para potencializar a inteligência de seu cão

Fonte: Facebook de CleverPetFonte: Facebook de CleverPet

Utilizando diferentes jogos, vamos fazer com que nosso amigo peludo se divirta e exercite a mente. Com esses exercícios, nosso cão, seja adulto ou filhote, aumentará a capacidade de resolver problemas.

A primeira coisa a ter em mente na hora brincar com o seu cão, não importa o tipo de brincadeira, é que é você quem decide quando a atividade começa, quando termina e como será feita.

Estimular a inteligência do seu cachorro é  também uma excelente maneira de evitar o tédio e comportamentos indesejados, como latidos em excesso e destruição dos objetos de casa.

Assim como acontece com as pessoas, muitos cães precisam ter a mente ocupada. Por isso, os passeios e a interação com outros animais e pessoas são essenciais para evitar que o cão fique entediado. Assim estaremos prevenindo problemas de comportamento mais ou menos graves, ansiedade etc.

Algumas brincadeiras interessantes para deixar o seu cão mais inteligente

  • Um jogo muito interessante é o esconderijo. Unte um objeto qualquer com a comida que o seu amigo peludo mais gosta e o esconda em algum lugar do parque ou de casa. Essa será uma atividade muito divertida e benéfica para ele.
  • A motivação do cão para iniciar ações diferentes é um outro jogo bem divertido que pode servir de estímulo para a mente. Após um sinal para a mudança de atividade, precedida de uma ordem, será o momento de trocar a ação.
  • A diferenciação de odores também serve para que o cão exercite a mente e aumente a inteligência.
  • Todos sabem do olfato superpotente dos cães. Desenvolver esse sentido pode ser uma tarefa bem divertida. Comece mostrando ao animal novos cheiros, de preferência, os mais intensos nas primeiras vezes. Existem muitos produtos no mercado com os quais começar, como odorizadores de ambiente, frutas etc.

Brincadeiras e comida

  • Existem quebra-cabeças desenvolvidos especialmente para cães que permitem esconder guloseimas em suas peças. Os peludos devem buscar os petiscos, mover e levantar peças com o focinho e mudar a posição dos fragmentos com a ajuda das patas.
  • Os dispensadores de comida também ajudam a melhorar a inteligência do seu cachorro. Um exemplo são as bolas que liberam ração. Além disso, esses dispensadores também ensinam ao seu animal de estimação a desfrutar das brincadeiras sozinho.

Melhore a inteligência de seu cão desde filhote

A socialização do cão deve começar quando ele ainda é um filhote, para que ele conheça ambientes e situações diferentes, como o campo e a cidade.

Ele também deve ter contato com diferentes tipos de pessoas: crianças e adultos, conhecer outros cães, outros animais; escutar ruídos diferentes, cheirar coisas novas etc.

A partir do momento em que o animal consegue andar de forma mais independente, a rotina de passeios deve ser frequente e incluir locais novos sempre que possível.

Os filhotes dão a impressão de que querem dormir durante o dia todo. Sestas, cochilos noturnos, descansar, voltar a dormir etc.

O tempo de repouso e sono do filhotinho pode ocupar entre 18 a 20 horas do dia.

Quando ele desperta, é hora de brincar, explorar o ambiente, fazer amigos e realizar exercícios mentais saudáveis que estimular o pequeno cãozinho e desenvolvem a sua inteligência.

Os pequenos cães aprenderão a se comportar melhor enquanto exercitam a mente e a sua capacidade de aprendizado.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog