Mãos a obra

Aprenda a germinar uma semente de abacate e faça a sua própria muda

Escrito por Ana Dalila

Produzir suas próprias mudas é algo que agrega ainda mais prazer a um plantio, se for uma espécie frutífera, a experiência é ainda melhor. A dica do CicloVivo hoje é como plantar uma árvore de abacate. Esse processo é semelhante ao da batata. Ele é muito simples e indicado para ser feito por pessoas em qualquer idade, mas, principalmente, com crianças, que podem acompanhar e visualizar cada etapa do crescimento de uma planta.

Passo 1.

Tudo começa com um abacate. O ideal é que seja um fruto orgânico. Você pode pedir para um amigo que tem uma árvore em casa, pegar em uma árvore da rua ou comprar um abacate orgânico na feira ou supermercado. Os alimentos não orgânicos, muitas vezes passam por processos de mudança genética, que dificultam a sua reprodução em uma horta.

Passo 2.

Retire a semente do abacate e separe. Encha um copo com água, coloque três espetos na semente e coloque-a sobre a boca do copo. O ideal é que a água cubra metade da semente.  Deixe o copo descansando perto de uma janela. Esse cuidado é essencial para o desenvolvimento da muda.

Foto: iStock by Getty Images (via istok.com)

Passo 3.

Aguarde. Paciência é a palavra-chave para o cultivo de qualquer espécie. Entre duas e quatro semanas os primeiros sinais do broto aparecerão. Até lá, você pode trocar a água usada como cama para a semente semanalmente. Tenha cuidado e fique atento para que o recipiente não se torne um ambiente propício ao desenvolvimento de mosquitos como a dengue.

Foto: iStock by Getty Images

Foto: iStock by Getty Images (via istock.com)

Passo 4.

A partir do segundo mês o broto começará a crescer e aos poucos as folhas surgirão. Mantenha-o no copo até que o broto tenha, entre dez e 20 centímetros de altura. Aí, então, parte das folhas mais antigas podem ser podadas e a semente estará pronta para ser transplantada para um vaso, onde continuará a se desenvolver.

Foto: iStock by Getty Images

Foto: iStock by Getty Images (via istock.com)

Passo 5.

Acompanhe o crescimento e apenas retire a muda do vaso quando ela já estiver grande demais para continuar a se desenvolver. Assim, a muda pode ser plantada em um jardim e, com o passar do tempo, os frutos aparecerão.

(70331)

Sobre o Autor

Ana Dalila