fechar
Destaques

10 Motivos para você migrar para o Windows 10 Seu PC com sistema operacional W...leia mais Apesar de ser amplamente divulgado o quanto é perigoso deixarmos bebês e anim...leia mais Nos Estados Unidos, uma cachorra adotada teve a oportunidade de mostrar toda su...leia mais Muitas vezes, quando terminamos um relacionamento, nos sentimos meio perdidos, ...leia mais Tenho quase certeza de que a essa altura você já deva ter ouvido falar de im...leia mais Recentemente foi criado um Portal voltado a divulgação das feirinhas de artes...leia mais O portal de tecnologia TechRadar, conhecido também por fazer algumas lis...leia mais Galera, eu mal acreditei quando vi isso! A loja TERABYTESHOP conhecida no Brasil...leia mais

Aprenda a fazer salada de quinua e abóbora assada


Tudo começou com uma linda abóbora kabochá perdida no meio dos outros legumes em uma banca no supermercado. Como elas não são muito comuns por esses lados, chamou bastante a minha atenção… Estou sempre falando sobre legumes e frutas dos quais sinto saudade, depois que vim morar no Maranhão. E em alguns momentos, me vejo fazendo gestos rápidos que “agarram” o ingrediente em questão rapidamente, como se alguém por perto estive de olho também.

Em frações de segundos, imaginei as fatias da abóbora kabochá cobertas com raminhos de tempero fresco da hortinha da varanda, flocos de sal e aquele fio de azeite bem generoso (que não é lá muito um fio…tenho que concordar!). Mas pulando para o resultado final, a salada de quinua acompanhada da abóbora assada ficou super, super, saborosa! Acompanhada do queijo esfarelado bem temperadinho, foi um banquete.

A receita original era feita com queijo de cabra esfarelado. Como é um tipo de queijo difícil e muito caro por aqui, substituí por ricota esfarelada e bem temperadinha. Ficou perfeito!

A inspiração veio de uma receita da Donna Hay.

Foto: Monica Hering/Cozinhando Como Antigamente

Ingredientes

– 1/2 xícara de quinua

– 500 a 600g de abóbora kabochá (usei metade de uma pequena)

– 1/4 colher (chá) de cada tempero (usei páprica, mostarda em pó e cominho)

– Raminhos de orégano, tomilho e alecrim frescos

– Sal marinho

– Azeite de oliva

– 1/2 cebola roxa, cortada em tiras finas

– Queijo de cabra ou ricota, esfarelada

– Salsa fresca picada

Modo de fazer

  1. Preaqueça o forno (200°C).
  2. Lave a quinua em água corrente, dentro de uma peneira.
  3. Cozinhe a quinua com 1 xícara de água, até a água secar e a quinua estar macia.
  4. Corte a abóbora em fatias (com a casca).
  5. Coloque as fatias de abóbora em uma assadeira e tempere com páprica, mostarda e cominho (coloquei 1/4 de colher de chá de cada), raminhos de orégano, tomilho e alecrim frescos e sal marinho. Regue com azeite e misture tudo.
  6. Leve ao forno até que a abóbora fique macia, virando na metade do tempo.
  7. Tempere a quinua cozida com sal e um fio de azeite.
  8. Tempere o queijo esfarelado com sal e azeite.
  9. Misture a quinua com a salsa picada e a cebola em tirinhas.
  10. Sirva sobre as fatias de abóbora. Cubra tudo com o queijo esfarelado.DESCRICAO_MONICA_HERING

(11)

Tags:, , , , , ,

Histórico Página
Open