fechar
Destaques

10 Motivos para você migrar para o Windows 10 Seu PC com sistema operacional W...leia mais Apesar de ser amplamente divulgado o quanto é perigoso deixarmos bebês e anim...leia mais Nos Estados Unidos, uma cachorra adotada teve a oportunidade de mostrar toda su...leia mais Muitas vezes, quando terminamos um relacionamento, nos sentimos meio perdidos, ...leia mais Tenho quase certeza de que a essa altura você já deva ter ouvido falar de im...leia mais Recentemente foi criado um Portal voltado a divulgação das feirinhas de artes...leia mais O portal de tecnologia TechRadar, conhecido também por fazer algumas lis...leia mais Galera, eu mal acreditei quando vi isso! A loja TERABYTESHOP conhecida no Brasil...leia mais

Aprenda a fazer homos de ervilha


Um homus de ervilha! Achei o colorido tão lindo quando pesquisei para fazer esta receita, que mesmo com toda dificuldade para encontrar a ervilha, fui persistente. Procurei bastante por ervilhas frescas, e apesar de já ter visto elas por aqui nas feiras e no Ceasa, foi só precisar, que todas sumiram… Concordo que não é um ingrediente comum por aqui. No final, o meu homus acabou sendo feito com ervilhas congeladas. Por isso a foto mostra ervilhas tão lindas. A realidade é que o calor não ajuda muito a vida de uma vegetariana morando no extremo Nordeste, e procurando verduras variadas e bonitas!

Quando me perguntam onde compro verduras e legumes orgânicos em São Luís, sou obrigada a responder que dificilmente encontro. Infelizmente é uma triste realidade. A oferta de orgânicos frescos aqui na cidade é muito pequena. E muitas vezes o que encontramos não é certificado, o que sempre deixa algumas dúvidas. Por outro lado, parte dos orgânicos vem do estado do Ceará, e nem sempre chega aqui muito inteiro ou fresco. É inevitável acabar consumindo verduras e legumes que, com certeza, receberam agrotóxicos. Tenho que confessar que este é um dos poucos aspectos que me traz saudade de São Paulo.

Durante muitos anos, assinei um sistema de entrega de orgânicos, quando ainda morava em São Paulo. Receber aquela caixa com legumes, verduras e frutas uma vez por semana, era um privilégio. Mas na época eu não me dava conta! Também recebia de presente do meu pai lindos exemplares de folhas, temperos frescos e frutas que ele trazia do sítio onde mora. Usava quase tudo, mas o ritmo alucinado de vida, não contribuía para criar receitas diferentes e até saborear com o devido respeito que a comida merece.

Como nada é perfeito, hoje tenho tempo e um ritmo de vida tranquilo, e também percebo a diferença que a boa alimentação traz para minha vida. Mas infelizmente vivo em um estado distante, e que não tem (ainda) uma cultura muito ligada ao consumo de verduras, legumes, grãos e frutas orgânicos.

Falando um pouco sobre a receita, o uso do tahine é opcional. Já fiz a receita com tahine e ficou incrível. Mas em outra ocasião estava sem uma gotinha de tahine em casa (não encontrei no mercado) e acabei fazendo sem. Também ficou muito boa. Usei o tofu do tipo macio (“soft”), mas bem sequinho em um pano de prato limpo. É só pressionar o bloco de tofu que ele vai soltar o excedente de água.

INGREDIENTES

300 g de ervilha fresca ou congelada

2 dentes de alho amassado

100 g de tofu

1/2 limão espremido

Folhas de hortelã frescas (ou salsa) picadas

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de tahine (opcional)

Sal e pimenta do reino

homus-ervilha-8

MODO DE PREPARO

Cozinhe as ervilhas em uma panela com água levemente salgada. Deixe ferver por uns 3 minutos. Escorra e passe em água fria para esfriar.

Bata as ervilhas no processador com o tofu até ficar homogêneo. Junte o restante dos ingredientes e processe até ficar cremoso. Raspe as laterais do processador algumas vezes para não ficarem pedaços inteiros.

Corrija o tempero, se necessário, e sirva com pão e azeite.

DESCRICAO_MONICA_HERING

(66)

Tags:, , , ,

Histórico Página
Open