fechar
Destaques

10 Motivos para você migrar para o Windows 10 Seu PC com sistema operacional W...leia mais Apesar de ser amplamente divulgado o quanto é perigoso deixarmos bebês e anim...leia mais Nos Estados Unidos, uma cachorra adotada teve a oportunidade de mostrar toda su...leia mais Muitas vezes, quando terminamos um relacionamento, nos sentimos meio perdidos, ...leia mais Tenho quase certeza de que a essa altura você já deva ter ouvido falar de im...leia mais Recentemente foi criado um Portal voltado a divulgação das feirinhas de artes...leia mais O portal de tecnologia TechRadar, conhecido também por fazer algumas lis...leia mais Galera, eu mal acreditei quando vi isso! A loja TERABYTESHOP conhecida no Brasil...leia mais

50% de todas as espécies podem ser extintas até 2100


Biólogos, economistas e ecologistas se reuniram no Vaticano para discutir quais ações a humanidade pode tomar para preservar a biosfera da Terra. Atendendo à Conferência de Extinção Biológica, esses pesquisadores dizem que uma em cada cinco espécies estão atualmente ameaçadas de extinção, mas essa estatística poderia disparar para 50% de todas as espécies na Terra até 2100 se não evitarmos as mortes em massa.

Os organizadores da conferência disseram que espécies ameaçadas de extinção como o rinoceronte ou o tigre podem fazer manchetes de vez em quando, mas estamos na maior parte negligenciando o perigo que outros seres vivos enfrentam. Se pensarmos o contrário, os animais e as plantas da Terra são vitais para o planeta e para nós: fornecem alimentos e medicamentos, absorvem emissões de carbono, purificam o ar e a água e regeneram o solo, para citar apenas algumas funções. Os organizadores disseram: “O tecido vivo do mundo está escorregando pelos nossos dedos sem que tenhamos mostrado muito sinal de carinho”.

Segundo o The Guardian, Paul Ehrlich, um biólogo da Universidade de Stanford, culpou a destruição do meio ambiente sobre os estilos de vida dos países ocidentais ricos. “Os países ricos ocidentais estão agora desviando os recursos do planeta e destruindo seus ecossistemas a uma taxa sem precedentes. Nós construímos estradas cruzando o Serengeti (Parque Nacional na Tanzânia) para obter os minerais mais raros da terra para os nossos celulares. Retiramos todos os peixes do mar, destruímos os recifes de coral e colocamos o dióxido de carbono na atmosfera, provocando um grande evento de extinção, a questão é: como parar?”

Os pesquisadores estiveram no Vaticano na semana passada falando sobre as mudanças econômicas e sociais que poderíamos tomar para tentar salvar as espécies do planeta. A Academia Pontifícia das Ciências e a Pontifícia Academia de Ciências Sociais estão patrocinando o workshop, que explora diversas questões ecológicas.

Ehrlich disse: “Se olharmos para os números atuais (…) precisaríamos de mais meio planeta para nos fornecer todos os recursos. No entanto, se todos consumirem recursos no nível dos EUA – que é o que o mundo aspira – precisaríamos de mais quatro ou cinco Terras.”

(0)

Tags:, , , , , , , ,

Histórico Página
Open