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5 sinais de que seu site precisa urgentemente de CRO

Existe uma técnica que vem sendo muito utilizada pelos profissionais do marketing digital atualmente. Ela se chama CRO e tem como promessa aumentar a taxa de conversão dos sites. Será que a sua empresa precisa dela?

CRO é uma sigla que vem do nome Convertion Rate Optimization, que em português significa Otimização da Taxa de Conversão. Ela tem o intuito de melhorar os resultados alcançados por um site e, consequentemente, as vendas e os lucros.

A conversão é quando o visitante do site realiza a ação desejada pelo site. No caso das lojas virtuais, essa ação é a compra. Em outros tipos de site, essa ação pode ser um cadastro em troca de um e-book, por exemplo. Pode ser ainda o clique em um botão que leve a uma outra página, dentre outros.

Existem alguns sinais que mostram que a CRO é uma boa estratégia a ser aplicada em sua loja virtual. A seguir, veja alguns sinais nos quais você deve ficar de olho para saber se a técnica pode ou não te ajudar.

1) O tráfego não está aumentando

O tráfego é o número de pessoas que está visitando um site. Ele será o resultado de todos os esforços de marketing que estão sendo feitos na intenção de atrair visitantes. Se um e-commerce deseja crescer, é indispensável que ele tenha cada vez mais visitas.

Porém, o que acontece muitas vezes, é que mesmo com investimentos o tráfego no site não aumenta. Isso acaba refletindo diretamente nas vendas, que estagnam ou até mesmo diminuem. Com isso, não existem possibilidade de a loja crescer.

O CRO, nesse caso, é essencial para reverter a situação. Através dele, é possível descobrir porque as pessoas não querem visitar a sua loja. Encontrando onde está o erro, é possível reverter a situação. E com um tráfego maior, pode-se aumentar a taxa de conversão.

Vale lembrar que o CRO não é recomendado para aqueles sites que ainda possuem um tráfego muito pequeno. Isso porque um número pequeno de visitas não tem como converter um número grande de vendas.

No caso das lojas com tráfego pequeno, o ideal é começar criando estratégias para primeiramente aumentar o tráfego. Investir em marketing digital é uma boa opção. Procure aplicar em sua página técnicas de SEO e utilizar as mídias sociais para atrair um bom número de visitantes por dia.

Assista esse vídeo:https://youtu.be/9338-ZdBlDo

2) O tráfego está aumentando, mas as vendas não

Ter um tráfego que não aumenta é ruim. Porém, ter um tráfego em crescimento, mas as vendas permaneceram estagnadas também não adianta nada.

Pode até ser pior, na realidade. Você pode estar gastando mais com marketing para atrair visitantes e não estar tendo nenhum retorno em número de vendas. O CRO pode te ajudar a reverter essa situação.

Muitas vezes, isso acontece porque você não está atraindo o público certo para a loja. De nada adianta fazer as pessoas acessarem a sua loja se elas não têm interesse no seu produto.

O CRO, nesse caso, vai atuar para igualar o aumento do tráfego com o aumento das vendas. Ele pode até mesmo, e é isso que se espera, tornar aumento das vendas proporcionalmente maior que o do tráfego.

3) A taxa de rejeição está crescendo

Se as pessoas mal entram em seu site e já saem, para que serviu todo o esforço de marketing que foi usado para atraí-las? Da mesma forma, de nada adianta se no seu e-commerce as pessoas colocam produtos no carrinho e não concluem a compra. O CRO pode e deve ser aplicado para mudar isso.

Trabalhar para estar constantemente para diminuir e vencendo a taxa de rejeição é extremamente importante para quem quer crescer. E para isso, é preciso entender exatamente o que causa essa taxa.

O CRO vai te possibilitar saber como, quando e o que modificar dentro do site para diminuir a taxa de rejeição.

4) Você não sabe exatamente o que é melhor para converter o seu visitante

Pode até parecer estranho, mas a verdade é que não, você não sabe o que o visitante do seu site busca. Pelo menos não se for baseado apenas em sua própria opinião.

Por mais experiência que um profissional ou dono de e-commerce tenha, todas as decisões devem ser tomadas com base em pesquisas e dados. Muitas vezes acreditamos completamente em uma coisa e quando analisamos os dados vemos que a situação é totalmente diferente.

Usemos como exemplo uma ferramenta usada em CRO chamada Teste A/B. Essa ferramenta consiste em testar simultaneamente, e por um período de tempo, duas versões de um mesmo site. Depois, compara-se quais foram as taxas de conversão para decidir qual delas foi mais eficiente.

Essa é uma situação que não teria como adivinhar apenas com base em nossa própria opinião. Em uma situação como essa, podemos ver o quanto o CRO é importante.

5) CRO: é preciso estar em constante mudança

A principal intenção do CRO é a de adaptar o site para tornar as ações esperadas o mais atrativas possível para o visitante. Para isso, é preciso lembrar que as pessoas e o mundo estão em constante mudança.

Essas mudanças ocorrem principalmente no mundo virtual e na tecnologia. A cada dia surgem inovações, avanços, novas maneiras de fazer e de interagir com as coisas. E as pessoas querem o máximo que puderem ter dessas novidades em seu dia a dia.

Uma loja virtual que almeja o crescimento e o aumento na taxa de conversão precisa seguir essas mudanças. O seu site pode ser muito bom hoje e amanhã já estar ultrapassado ou com a navegabilidade ruim.

Assista esse vídeo: https://youtu.be/i8EBksU54D0

A opinião e os desejos do seu público também mudam. Você não deve esperar que eles queiram as mesmas coisas que queriam um ano atrás. Ter agradado no passado não é garantia de que irá agradar no presente. É por conta desse pensamento que muitos sites acabam ficando para trás.

Estar de olho naquilo que agrada ou não o possível consumidor é essencial para o sucesso no mercado virtual. Somente conseguem crescer as empresas que entendem como atrair e principalmente converter os visitantes. Para isso, uma boa aplicação de CRO é indispensável.

 

marcioeugenio

Márcio Eugênio é especialista em e-commerce. É também colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online.

Ele acredita que é possível vender qualquer produto on-line! Acredita que se você souber como as pessoas compram na internet você pode ter uma loja ou página que vende diariamente. Sua missão pessoal é ajudar pessoas como VOCÊ a vender mais e melhor.

Ele tem mais de 10 anos de experiência com vendas online e tem experiência de causa, pois seu primeiro negocio foi uma loja virtual.

 

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